Entrevista- Alexandre Franciulli- Padaria e Cantina 14 de Julho

Hoje eu venho falar sobre uma história que não começou na cozinha, mas que tem sua continuidade entre panelas e fornos. Você já ouviu falar de Senhor Rafaelli Franciulli? Pois bem, esse senhor mecânico, veio com sua família para o Brasil, no final do século 19, por causa da falta de emprego e comida na Itália. Assim como muitos italianos vieram, essa era mais uma família que viu em nosso país a oportunidade de sobreviver inicialmente e em seguida oferecer dignidade de vida a seus filhos e esposas. Acontece que Senhor Rafaelli não era bom mecânico apenas, não bastou ser bom com as ferramentas, era bom também com as massas e seguiu o ramo da padaria, aliás isso é até hoje o legado em sua família. A padaria 14 de julho tem esse nome justamente porque foi a data de sua inauguração, 14 de julho de 1897, sim, mais de 100 anos de tradição no bairro do Bexiga em São Paulo-SP.
Atualmente a padaria é administrada por Alexandre Franciulli, o neto de Senhor Rafaelli, mas já foi também por Senhor Wilson, pai de Alexandre. Pesquisando a história do comércio e da família, dei muita risada quando vi que nem só de tradição e competência vive um homem, mas também com uma pitada de superstição. As vezes Alexandre joga um pouco de farinha de trigo pela calçada do comércio, assim como seu pai fazia, porque se deu certo com o pai, dará com o filho também. Não é mesmo? Quem nunca se pegou entrando no trabalho com o pé direito ou lendo diariamente aquele mesmo texto bíblico, que atire a primeira pedra. Eu até acredito que o sucesso está mais em sua competência e bom gosto do que em qualquer outra coisa, mas, respeitemos as crenças de cada um. Porque como está escrito "A fé move montanhas". E ponto final.
 Engana-se quem olha para Alexandre Franciulli todas as semanas no "Programa Mulheres"- TV
Gazeta, ou no balcão da "14" e pensa que tudo tem dado certo por estar no momento certo, no local adequado, engana-se mesmo. Sim, Alexandre Franciulli é formado CHEF ITALIANO LEGÍTIMO pela Federazione Italiana Cuochi, isto é, temos aliados a tradição e história de família, muito preparo, estudo e dedicação para poder, sempre no momento adequado, inovar e se reinventar. Por que não?

Veja o que a Federação fala a respeito de Franciulli:

"Olá Kezia
O Chef Alexandre é um ícone da panificação tradicional italiana no Brasil, um profissional respeitadíssimo e de grande gabarito na gastronomia "casalinga" no país. Nós da FIC Brasil temos muita honra e alegria em ter o Alexandre como nosso membro e companheiro de história, pois ele é um dos fundadores da Delegação Brasileira."
Um forte abraço. Bruno Stippe Pres. FIC Brasil e Supervisor Geral de America Latina

Enquanto Franciulli era entrevistado por mim, ele contou também que além disso tudo, teve tempo para estudar algo fora do ramo. Pois é, ele também é formado em direito. E há quem diga que não tem tempo nessa vida para fazer tudo o que precisa ou tudo o que quer.
Particularmente, tenho conversado e convivido com alguns chefs, cozinheiros e tantos profissionais da gastronomia e perfeco dentre os que se destacam, uma resposta quase unanime, mesmo que em palavras diferentes que não há tempo para vaidade, para ego, para pensar apenas em si mesmo. Eles sempre estão pensando em outras pessoas, em como estarem disponíveis, mesmo sendo tão ocupados. Chega a ser até constrangedor, porque eu mesma me pego falando que não tenho tempo para algumas coisas.
Eu fiz 6 perguntas ao Franciulli, tudo por escrito mesmo, porque mesmo tão disponível que ele foi, eu que não iria abusar de seu tempo. Espero que goste da experiência da leitura, eu sempre aprendo com essas pessoas maravilhosas, nao somente sobre cozinha, mas sobre vida e superação.

17/08/2016

Antes de responder as perguntas, o querido Alexandre Franciulli nos deu um relato da profissão dele, tão sincero e tão integro que vale a pena colocar aqui antes das respostas.

"Bom, na verdade não é esse mar de rosas, sou sim feliz pelo meu trabalho, pois desenvolvo receitas, mas me indigna a falta de vontade de alguns colaboradores, que não se demostram em explicar e fazer cliente degustar um novo produto, isso é muito triste...sou sim feliz, pois nasci com espírito bom, graças a Deus, tento ensinar ao próximo tudo que aprendo, tem quem colhe outros não, outros criticam, mas isso não importa. Sou feliz por natureza, eu não estou há 20 anos nessa profissão, estou desde que nasci, tenho muito que aprender, mas perto dos outros acho que estou um passo a mais, pois me dedico diariamente." Alexandre Franciulli

1- Ao se olhar no espelho, você se vê realizando planos que sonhou há 20 anos?
Franciulli  difícil ,pois quando somos jovens, normalmente não sabemos quais profissões seguiremos, no meu caso fui continuando o que meu pai fazia , e também me formei em direito."


2- Vejo que sua família é muito importante e presente em sua vida. O quanto você é dependente desse apoio?
Franciulli "Sem a família não há sentido em nada na vida."


3- Seu trabalho, seus produtos, mostram técnica sem perder qualidades que a comida caseira nos proporciona, como conforto, Qualidade, união... Sua comida é pra comer com a família e amigos. Como você consegue alinhar todo esse conceito, para que seus funcionários não se percam com a rotina?
Franciulli"A criação é diária sem perder a tradicional, os colaboradores tem uns que não entendem a evolução, mas ensinamos outros."



4- Dentre tantos produtos maravilhosos (sonho com os canoles), qual deles te faz parar tudo, sentar e comer sem pressa, só pelo prazer?
Franciulli" Eu adoro é o fuzile calabresa com ricota seca picante defumada."



5- O que te tira do sério? Sua alegria e disposição já são suas marcas.

Franciulli "O que me tira do sério é a falta de comprimento das pessoas, e o ser mal agradecido."



6- Que conselho você deixaria para quem, assim como eu, deseja viver de cozinha?

Franciulli"Saiba fazer tudo exatamente TUDO que seu cardápio oferece, nunca dependa de ninguém , porque você pode ficar na mão."





Agradeço demais ao querido Chef Alexandre Franciulli, deixo aqui todo meu respeito. Agradeço a vocês que leram esse material e que agora podem ir a "14 de Julho" e entrar lá, sabendo que encontrará tradição, respeito, conforto e comida boa. Faça uma visita ao local e mande uma foto sua comendo canole.

www.14dejulho.com.br

Padaria 14 de Julho

Rua 14 de julho, 90. 

11 3105-3215



Grande abraço!

5 comentários:

  1. JÁ ESTIVE Lá TUDO DELICIOSO FANTASTICO

    ResponderExcluir
  2. Conheço o sr.Franciulli do programa da Cátia,assisto sempre,ele é uma pessoa de Deus,e hoje em dia é dificílimo pessoas assim.Quero pedir um favor,na verdade uma generosidade da parte de Franciulli.Meu esposo estava trabalhando como gerente na Padaria Gran Royale em Santana zona norte,em outubro ele saiu de férias,e por motivos maldosos e inveja,pois ele é muito "CAXIAS"no que faz,e honesto,responsavel,um dos sócios dispensou o seu trabalho,deixando meus filhos e netinhos,sem o pão de cada dia,estamos arrasados,logo agora perto do Natal.Então resolvi pedir ao sr.Franciulli,se ele poderia conversar e conhecer meu esposo,seu nome:Luiz Carlos Trevisan,e depois da conversa,gostaria que Franciulli desse uma oportunidade de emprego para meu marido.Nós tbm prezamos a família,e isto,infelizmente incomoda muito as pessoas,mas confio em Deus,amo a Virgem Maria,eles conduzirão o coração do sr.Franciulli e do meu esposo tbm,se for da vontade de Deus,meu esposo voltará a trabalhar.Tel.cel:9 82548957/tel.res:2281-7760,meu e-mail:patriciamt2010@hotmail.com.Aguardo retorno.Me desculpe,mas estou muito triste vendo a tristeza do meu esposo,e o pior,por causa de maldade.Que Deus tenha misericórdia dessa pessoa,ela não é feliz.Misericordia Jesus do teu filho Luiz Carlos Trevisan e de toda minha família.Agradeço a pessoa que enviar este pedido,favor,para o sr.Franciulli.Maria Patrícia Machado Trevisan.

    ResponderExcluir
  3. O Franciulle ê maravilhoso, sempre espero a sexta-feira para vê-lo no programa Mulheres, pois ele sempre traz uma receita deliciosa, td q faz é bom demais.E ele é simples parece família da gente.Abracos.

    ResponderExcluir
  4. Já estive lá,apesar de estar fora do horário da refeição,comi um lanche de pernil mto bom.Só achei um pouco frio.

    ResponderExcluir